terça-feira, 14 de maio de 2013

Como usar: moletom/suéter


Foi-se o tempo em que moletom ou suéter (tem uma diferença, eu sei, mas a matéria se aplica aos dois) era um item dedicado especialmente a permanência em casa. Em versões coloridas, estampadas, com frases, de tricô, de lã, de N coisas, a peça ganha uma nova cara e vira objeto de desejo de estilosas no mundo inteiro. Isso é uma das coisas mais legais sobre a moda: pegar coisas do dia-a-dia, tipo, sei lá, meias, e transformar em coisas estilosas e objetos de desejo. A matéria de como usar é beeem completa: mostrei como usar com shorts, saia, calça jeans, legging preta e legging estampada, onde comprar (em lojas gringas e em lojas nacionais de departamento) e exemplos de famosas usando. Ufa! Vamos lá?

Legging/calça estampada



Deu pra perceber que as ~estilosas do Lookbook~ adoram combinar a legging ou calça estampada com botas, né? Ankle boots, coturnos e lita boots (essas botas meia pata com salto de madeira) são os preferidos delas. Mas cuidado com o exagero: já que a calça já é estampada, evite moletons com muita informação. Uma frase ou um desenho simples tá valendo, mas uma estampa gigante muitas vezes não fica legal, a menos que você se garanta na arte de misturar estampas. Mas estampas, mesmo coloridas, ficam bem legais com moletons coloridos: a segunda garota da primeira foto ficou linda com a calça estampada de azul e branco e o moletom vermelho!

Calça jeans

"Ai Mari, mas moletom com jeans não fica básico demais?" Não! Quer dizer, incrementando a produção, não. Um moletom estampado, colorido, um óculos de sol estiloso, um chapéu ou uma bolsa podem fazer toda a diferença. E nem precisa investir no saltão pra fazer a phyna: só observar as meninas que colocaram botinhas básicas, sapatilhas, tênis e arrasaram mesmo assim! Só uma dica: já que o moletom já é bem largadão, é recomendável combinar com um jeans mais skinny. Mas, se você garante com a combinação moletom + jeans boyfriend, que nem a terceira garota da segunda foto, se joga!

Legging/calça preta


Com preto também não fica basicão, não! Caso seja uma legging, a vantagem é que o modelo é bem justo, e, se você juntar com tênis, não vai parecer uma largadona. Com legging preta, você pode investir em moletons com frases, estampas e cores vibrantes. E joga com o que você quiser: saltão, sapatilha, tênis, bota, cachecol, chapéu, óculos de sol: a regra é ficar confortável!

Saia


A saia deixa o look mais feminino e mais chique. Mesmo de moletom, você pode até ir para algum passeio mais arrumadinho de moletom e saia! Já que o moletom é largo, evite saias com volume no quadril se você tem quadril largo. Caso contrário, a combinação pode ficar bem interessante, como mostrou Giovanna Ferrarezi, a última garota da primeira foto. Evite também modelos mais compridos de saia, que vão deixar você parecendo puritana demais. Mostra/esconde é a chave. Nos pés, vale, de novo, desde o tênis até o salto.

Shorts


Eu adoro a combinação de moletom e short! Além de ser super confortável, pode ser tão informal quanto chique e feminino. As ~estilosas do lookbook~ adoram a combinação moletom + short + salto, por alongar as pernas e ficar lindo, chique e ryco. Mas a combinação, mesmo com salto, pode ficar super informal: olha só a última garota da primeira foto. Em contraposição, o moletom pode ficar chique e apropriado pra situações mais formais, como mostra a primeira garota da primeira foto e a terceira da segundo foto. Dá sim pra ir na social da sua amiga ou naquele barzinho top de moletom! Basta caprichar com um short de paetês, couro ou lurex, e um salto poder. 


E as celebs também adoram um moletom! Eu amei essa produção da Bella Thorne: o óculos de sol de gatinho é lindo (de perto tem uns enfeites estranhos, que eu acho que parecem óculos da Barbie pra crianças, mas tô calada), junto com o grande coração de paetê e a calça estampada fizeram o look do dia-a-dia ficar super fashionista! Lana del Rey foi mais básica, mas o casacão estampado que ela está segurando (não achei foto dela vestindo ele, snif!) dá um toque menos básico. Rainha Swift tá super clássico de wayfarer, colar de pérolas, calça burgundy e, pra quebrar, o moletom de bolinhas com a carinha de gatinho do lado! Selena Gomez ganhou meu coração nesse look super fácil de copiar, que, apesar de estar cheio de tabus do mundo da moda (moletom + saia com volume + bota de cano alto, que fatia a silhueta), funcionou superbem na prática!

Todo mundo sabe usar moletom pro bem agora? E lembrem-se, o lema é sempre linda e confortável! Não quero ver ninguém em casa doida pra tirar aquela peça que se matou o dia inteiro, viu? That's all, folks!


2 comentários:

  1. Mas e as lojas, Mari? Onde encontrar moletons bonitões por aqui??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel (ou é Rakel? Juro que não entendi KK)! Olha, esses moletons estilosos estilo Romwe ainda não são muito fáceis de encontrar por aqui. Eu fiz uma pesquisa em lojas de departamento, como C&A, Marisa, Renner e Riachuelo, mas achei que o post ia ficar muito grande se eu colocasse mais isso. Enfim, encontrei alguns moletons bem legais na Marisa e na Renner. http://www.marisa.com.br/produto/sueter-feminino-estampado/79080?refferPos=7OddVzA6kuw=&refferPag=nXbsYErueHo= // http://www.marisa.com.br/produto/sueter-feminino-com-tachas/80728?refferPos=p5EP/1hCJkI=&refferPag=YrItVniimrc= // http://lojavirtual.lojasrenner.com.br/productdetails/index.jsp?skuId=529704999&productId=529704956 // http://lojavirtual.lojasrenner.com.br/productdetails/index.jsp?skuId=530607539&productId=530607504 // http://lojavirtual.lojasrenner.com.br/productdetails/index.jsp?skuId=530621904&productId=530621832. Espero que ajude!

      Excluir